Parte da restauração do Palácio da Liberdade, antiga sede oficial do governo estadual, situado na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, já foi entregue. O anúncio foi feito em cerimônia na manhã desta segunda-feira (22/7). A previsão é de que as obras sejam concluídas em outubro deste ano.
A reforma permitiu a recuperação da pintura original, revitalização de telas artísticas e do forro, e ainda eliminou problemas de infiltração no teto, após quase duas décadas sem esse tipo de intervenção no edifício – a última ocorreu entre 2004 e 2006. “Essa é a mais completa obra de restauração que o Palácio já teve em sua história. Ele passou por restaurações antes, porém mais no sentido de manutenção”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
As obras foram executadas sem necessidade de fechamento e interrupção do fluxo de visitantes, que pode acompanhar de perto o processo de restauração por meio de visitas guiadas. Agora ainda há pela frente mais três meses de obras na parte interna e jardins, cuja ideia é recuperar a composição original do local que possui uma tenda de eventos há mais de 20 anos.