23 de dezembro de 2024

Zema vê como avanço redução do juros da dívida dos Estados com a União

By Redação MG mar26,2024

O governador Romeu Zema (Novo) reitera que Estados que já aderiram ao RRF, como, por exemplo, Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, enfrentam dificuldades de solvência, ou seja, manter os pagamentos em dia. O governador Romeu Zema (Novo) avaliou como um “avanço importante” a proposta do Ministério da Fazenda para reduzir em até 1% a taxa de juros atrelada aos contratos de refinanciamento das dívidas dos Estados com a União.

O ministro Fernando Haddad apresentou nesta terça-feira (26) aos governadores do Sul e Sudeste uma proposta para vincular a queda da taxa, que, hoje, é de 4%, à ampliação do número de matrículas e à amortização de até 20% da dívida já consolidada. 

O governador, que agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Haddad e ao ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tratou como “muito positiva” a nova proposta para gerir a dívida de cerca de R$ 165 bilhões de Minas com a União. “É uma dívida que, se não houver uma boa vontade do governo federal – e nós estamos vendo que tem -, só tende a aumentar e tomar uma proporção totalmente inviável para os Estados”, apontou.

RELACIONADOS